sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Apresentação e primeiras dicas saudáveis

Bem vindos! Me chamo César Kaczam, de Fortaleza - CE. Estudo Nutrição e me considero um entusiasta da saúde humana e Planetária. Um estilo de vida saudável é a chave para resolvermos conflitos internos e externos e assim caminharmos em direção a um novo mundo, cheio de saúde, paz e consciência, onde todos estarão atentos para o  real valor da Natureza como um todo.

Resolvi criar esse blog/site para incentivar a prática de um estilo de vida saudável, oferecer dicas, receitas e expor meu trabalho com o Crudivorismo dentro da Nutrição Viva.

Em Janeiro estive no Rio de Janeiro para realizar 2 cursos; Meditação Vipassana e um Retiro culinário com o Frugívoro Eduardo Corassa, grande amigo e também estudante de nutrição, difundindo essa linda mensagem através de cursos e livros, que aconselho bastante.

Gravamos essa curta entrevista e dois vídeos de exercícios, onde oferecemos as primeiras dicas para a verdadeira mudança na saúde acontecer. Pode parecer repetitivo mas ouviremos isso pra sempre; para obtermos saúde plena precisamos do conjunto; alimentação natural, exercício físico, banho de sol, ar puro e incluo a prática de meditação e serviço ao próximo...
Focando na parte alimentar, nesse vídeo exponho os seguintes pontos:

 1) Aumentar a ingestão de frutas e vegetais, ou seja, não tenha medo de fazer uma refeição de frutas, seja no desjejum (refeição matinal), no almoço ou na janta, até se sentir saciado. Isso só trará benefícios a você; um verdadeiro pacote nutritivo rico em água estruturada, fibras, vitaminas e minerais, tudo que precisamos para viver bem. Darei mais dicas dessas trocas em breve.

2) Evitar ingerir grandes quantidades de gorduras. Apesar das gorduras vegetais serem muito saudáveis, devemos moderar. No início da prática do crudivorismo não conseguimos ingerir quantidades suficientes de frutas e vegetais, pois não somos acostumados a basear nossa dieta assim, assim a tendencia é comer mais vezes ao dia em menor quantidade, com o tempo o organismo se adapta a ingerir maiores volumes de frutas e vegetais.
Com o curto tempo da descoberta do cozimento, aprendemos a comer grãos, produtos animais e outros produtos que não comeríamos no seu estado cru (não sendo alimentos naturais para espécie humana). Esses alimentos são muito densos caloricamente e com o cozimento perdem suas enzimas vivas, ou seja, são de difícil digestão, demandando muito de sua energia e reserva enzimática para metabolização completa (digestão, absorção e eliminação). Comemos uma menor quantidade, ingerimos muitas calorias e temos uma digestão dificultada, além do alimento perder diversos nutrientes e sua água estruturada com o cozimento. 

3) Tenha interesse e questione quais as consequências da alimentação para si, para o ambiente e para os animais. Observe o que você está incentivando quando se alimenta. 
Tenha o momento da refeição como sagrado, procure um lugar calmo e tranquilo, mastigue bem, observando as sensações geradas pelo alimento, te enchendo de energia. Todas as trilhões de células que somos serão constituídas a partir dessa matéria prima. 


Exercícios e dicas (no youtube tem a parte 2 com mais exercícios e nosso desjejum, que não consegui postar aqui)


Espero que gostem e compartilhem, pois todas as pessoas merecem conhecer o que é a Alimentação Viva, e obter todos os benefícios físicos, mentais e espirituais que a re-conexão com a Natureza nos proporciona.

Paz e Amor
Que todos os Seres sejam felizes!



Nenhum comentário:

Postar um comentário